sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Anatomia Patológica - Caricatura do Corpo Doente



O corpo doente é o discurso singular de um drama pessoal, que se configura num declínio da condição de saúde, mas, por outro lado, é o discurso da esperança de fazê-lo, o próprio corpo, regressar à condição de saúde (o sintoma da doença é a ambiguidade do discurso corporal). Nesta direção, a esperança do corpo doente é poder realizar a remissão, isto é, poder dirigir ou redirecionar o discurso para as outras dimensões da vida; afastado e afastando-se da dor. Esta afirmação permite, então, refletir e desvelar o sentido mais amplo do conceito de remissão da doença. De outro modo, o corpo doente é aquele subtraído, pelo sofrimento, das múltiplas faces de seu modo ocupacional de ser e a sua caricatura, a anatomia patológica, é a sua versão sem voz, sem discurso (corporeidade).


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

domingo, 6 de janeiro de 2013

DICAS


A ONDA

Em 2008 quando do seu lançamento o filme a onda obteve um grande sucesso de bilheteria. Trata-se de um filme alemão inspirado no livro a Terceira Onda, uma experiência promovida por um professor em uma escola americana. Os fatos que sustentam a trama desse filme realmente aconteceram. Vale à pena assistir e refletir a respeito da vulnerabilidade da juventude em face de valores totalitários e nos potentes métodos de conversão. 


PASSAGENS DO TEMPO (LIVRO)
MAURO MALDONATO
“ Uma viagem pelo conceito de tempo, permeada por desafios e questionamentos, na tentativa de refletir sobre este instigante e intangível enigma.